Residência Laranjeiras – Rio de Janeiro
Projeto arquitetônico para ampliação e reforma de um apartamento residencial de cobertura, em bairro e prédio de bom nível sociocultural, com as seguintes características:
- Apartamento com acesso exclusivo, com cerca de 400,00 m².
- Execução difícil em função das exigências e restrições do condomínio.
- Maiores dificuldades e cuidados:
- Toda a cobertura foi construída sem estrutura, com as lajes superiores apoiadas sobre as paredes. Portanto, para mexermos nas paredes, tivemos que promover vários reforços estruturais.
- Um prédio com mais de 50 anos, adotou câmaras de rebaixo com cerca de 1,00 m de profundidade ao longo de toda a fachada, totalmente cheias com concreto celular. Todo este material estava completamente encharcado e provocando dezenas de pontos de infiltração de águas nos apartamentos de baixo. Retiramos, via martelete, todo este material, totalizando mais de 40 caçambas de entulho.
- Não queríamos uma piscina muito elevada. Encontramos uma solução com uma parte rasa e um poço mais fundo, com hidromassagem, utilizando uma das câmaras de rebaixo existente, que esvaziamos.
- Em razão da limitação de carga imposta pelas características da estrutura, precisamos adotar coberturas muito leves, que desenvolvemos especialmente para esta obra.
- Toda a infraestrutura de instalações precisou ser substituída. Gerou muito trabalho, mas permitiu uma excelente modernização.
- A quantidade de quartos, seis, foi exigência do proprietário. Para atendê-lo, decidimos dividir um deles, de uma forma não convencional, mas que o agradou, sem prejudicar a planta.
